terça-feira, 24 de agosto de 2010

O coração Humano

Nosso coração é constituído por um músculo denominado miocárdio, de contrações vigorosas e involuntárias. As células musculares cardíacas são nutridas pelas artérias coronárias. Quando as artérias coronárias não conseguem irrigar convenientemente o miocárdio, pode haver morte celular, o que caracteriza o infarto do miocárdio.
Ao contrário dos demais músculos, o miocárdio não depende do sistema nervoso para se contrair. Na verdade, é auto-estimulável. O ponto de origem de todos os estímulos que determinam as contrações cardíacas situa-se no nódulo sinoatrial ou marcapasso, região do átrio direito próxima ao ponto de penetração da veia cava superior.
O coração tem o ritmo de suas pulsações regulado pelo sistema nervoso central, através do bulbo, quando o nervo vago, sob o comando do bulbo, libera o neurormônio acetilcolina no coração, o ritmo das pulsações diminui, configurando o nervo cardíaco libera o neurormônio adrenalina no coração, o ritmo das pulsações aumenta o que caracteriza o fenômeno chamado taquicardia.
A contração do músculo cardíaco é denominada sístole e o período de relaxamento diástole.

Nenhum comentário:

Postar um comentário