segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Principais doenças do Sangue...

Algumas doenças afetam a produção ou a função dos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Outras resultam em modificações do plasma sangüíneo.
ANEMIA
As anemias são doenças caracterizadas pela baixa concen­tração de hemoglobina no sangue. Podem ser causadas por hemorragias intensas, pela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina.

A medula óssea produz 9 milhões de glóbulos vermelhos por hora. A sua carência é uma das causas da anemia.
ANEMIA FALCIFORME
Doenças hereditárias que afetam a molécula de hemoglobina também podem causar anemia, como por exemplo, a anemia falciforme. Essa anomalia na estrutura da hemoglobina acarreta conseqüências drásticas. O formato bicôncavo gerado pela disposição organizada das moléculas de hemoglobina no seu interior é modificado, dando à hemácia a referida forma de foice.

LEUCEMIA
São muitas as formas de câncer que ocorrem nas células do sangue, e cujo nome varia em função do tipo de célula envolvida. A leucemia é o câncer que afeta os glóbulos brancos (leucócitos). Como há cinco tipos de glóbulos bran­cos, há também diferentes tipos de leucemias. Além de se dividir descontroladamente, as células cancerosas permanecem em estágio não diferenciado, ou não maduro.


HEMOFILIA: É uma doença hereditária, transmitida da mãe para o filho. Manifesta-se quase sempre nos homens que, devido à falta de tromboquinases, uma das enzimas cogulantes, sofrem de um defeito na coagulação do sangue. Qualquer ferida, mesmo a mais pequena, pode provocar-lhes uma grave hemorragia.



ANEMIAS HEMOLÍTICAS:   Devem-se a uma relevante redução do período de vida dos glóbulos vermelhos. Estas anemias, na maioria das vezes, são hereditárias: um defeito genético modifica o metabolismo e a estrutura das hemácias.

HEMATOCITOSE: Esta doença caracetriza-se pela presença de um número excessivo de glóbulos vermelhos que aumentam o volume sanguíneo. Além disso, o sangue torna-se mais viscoso com uma grande tendência à coagulação.

SEPTICEMIA: É uma infecção grave e generalizada devida à penetração de germes patógenos no sangue. Se não for tratada a septicemia é mortífera.


ALTERAÇÕES DOS GLÓBULOS BRANCOS:  Uma baixa no número dos glóbulos brancos gera uma maior predisposição às infecções. Esta doença pode ficar isolada ou pode ser acompanhada de alterações dos glóbulos vermelhos.



Principais sintomas das doenças do sangue
--> cor anómala;
--> palidez, rubor pronunciado ou íctero;
--> maior viscosidade do sangue;
--> fadiga;
--> hemorragias excessivas;
--> hematomas;
--> pequenas manchas vermelhas na pele;
--> articulações inchadas e doridas;
--> falta de fôlego;
--> predisposição para as infecções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário