quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Sistema Cardiovascular...








Funções gerais do sistema cardiovascular:


Os trilhões de células que constituem nosso corpo precisam de água e de variados tipos de nutriente, alem de um suprimento ininterrupto de gás oxigênio. Para atender a essas necessidades, comemos varias vezes por dia e ventilamos os pulmões mais de 3 mil vezes diariamente, inalando e exalando nada menos que 10.000L de ar. Os nutrientes absorvidos nos pulmões são distribuídos as células pelo sistema cardiovascular, uma vasta rede de tubos – vasos sanguíneos e vasos linfáticos, pelos quais circulam, o sangue e a linfa. Alem de transportar alimento, gases e excreções, os sistema cardiovascular também transporta hormônios dos locais em que estes são produzidos, as glândulas endócrinas, ate as células sobre as quais eles atuam.
Outras funções importantes da circulação sanguínea são a defesa contra agentes invasores e auxiliar a manutenção da temperatura corporal. No sistema cardiovascular circulam glóbulos brancos que identificam substanciam estranhas e se encarregam de combatê-las.
Por meio de alterações no fluxo de sangue na pele, o sistema cardiovascular participa da regulação de nossa temperatura corporal.
As funções desempenhadas pelo sistema cardiovascular são muitas e importantes.      
a)Transporte de nutrientes necessários à alimentação das células;
b) Transporte de gás oxigênio necessário à respiração celular;
c) Remoção de gás carbônico produzido na respiração celular;
d)Remoção das excreções resultantes do metabolismo celular;
e)Transporte dos hormônios produzidos pelas glândulas endócrinas;
f)Transporte de células e de anticorpos responsáveis pelo combate a agentes estranhos que invadam o corpo;
g)Regulação da temperatura corporal.

Componentes do sistema cardiovascular
O sistema cardiovascular humano pode ser subdividido em sistema sanguíneo e sistema linfático.
      Sistema sanguíneo: apresenta três componentes principais: sangue, vasos sanguíneos e coração. O sangue é um fluido formado por elementos figurados, células e fragmentos celulares dispersos em um liquido, o plasma. Bombeado pelo coração sangue circula pelo interior dos vasos sanguíneos.
      Coração: o coração humano é um órgão oco, com tamanho comparável ao de um punho fechado e pesa cerca de 400g. As paredes do coração são constituídas por tecido muscular estriado cardíaco, o miocárdio.O coração humano tem quatro cavidades internas, as câmaras cardíacas. As duas câmaras superiores são chamadas de átrios cardíacos, ou aurículas; as duas inferiores são chamadas de ventrículos cardíacos. O sangue chega ao coração por grandes vasos e penetra nos átrios. O átrio cardíaco esquerdo recebe sangue rico em gás oxigênio proveniente dos pulmões, enquanto o átrio cardíaco direito recebe sangue rico em gás carbônico proveniente do resto do corpo. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo por um orifício guarnecido pela valva atrioventricular esquerda, ou valva bicúspide, ou valva mitral, cuja função é garantir a circulação do sangue em um único sentido. O átrio cardíaco direito comunica-se com o ventrículo direito por meio de um orifício guarnecido pela valva atrioventricular direta, ou valva tricúspide, com função equivalente à da valva bicúspide.




Artérias:  são vasos que levam sangue do coração para os órgãos e tecidos corporais. Elas apresentam parede relativamente espessa, constituída por três camadas  de tecido, denominadas túnicas, as asterias são revestidas por tecido epitelial, formando por uma só camada de células achatadas, o endotélio, ou túnica interna. A camada intermediaria da parede arterial, denominada túnica media, é formada por tecido conjuntivo elástico e tecido muscular liso; a camada mais externa da artéria, chamada de camada adventícia, é constituída por tecido conjuntivo fibroso.As artérias que partem do coração ramificam-se em artérias menores, atingindo todas as partes do corpo. Artérias que merecem atenção especial são as artérias coronárias, responsáveis pela irrigação sanguínea do músculo cardíaco.
Capilares sanguíneos: são vasos finíssimos, com diâmetro microscópico, que estabelecem comunicação entre arteríola e uma vênula, isto é, uma veia de pequeno diâmetro. A parede dos capilares é constituída por uma única camada de células, em continuidade ao endotélio das arteríolas e das vênulas. O liquido sanguíneos extravasado, denominado liquido tissular, banha as células próximas aos capilares, nutrindo-as e oxigenando-as. A maior parte do liquido que saiu dos capilares e banhou as células é reabsorvida pelos próprios capilares, reincorporando-se ao sangue. No ponto de conexão entre uma arteríola e um capilar há uma célula muscular lisa, enrolada no vaso sanguíneo denominado esfíncter pré-capilar.
Veias: são vasos que levam sangue de órgãos e tecidos para o coração, promovendo o retorno da circulação sanguínea. Suas paredes são também constituídas por três túnicas, correspondentes às das artérias. Entretanto, as túnicas media e adventícia das veias são menos espessas que suas correspondentes artérias.Devido às válvulas, o fluxo só ocorre no sentido que leva ao coração. Nos órgãos e tecidos, as veias estão ligadas às extremidades dos capilares, sendo denominadas vênulas.





Sistema linfático: é constituído por uma ampla rede de vasos linfáticos distribuídos por todo o corpo. Os vasos linfáticos mais finos têm calibre pouco maior que os que os capilares sanguíneos, diferindo destes por terminar em fundo cego, em uma extremidade fechada.
A confluência dos capilares linfáticos origina vasos de diâmetro progressivamente maior, que convergem para a região torácica, onde formam dois ductos linfáticos de grande calibre; estes se unem às veias provenientes dos braços, chamadas de veias subclávias. Se, por algum motivo, o sistema linfático deixar de cumprir sua função de drenar os restos do liquido tissular, este tende a se acumular nos tecidos, causando inchaços conhecidos como edemas linfáticos.

Representação esquemática de parte do sistema linfático humano
 Linfa: No interior dos vasos linfáticos circula a linfa, um fluido esbranquiçado de constituição semelhante à do sangue, do qual difere por não conter hemácias. A linfa contém leucócitos dos quais quase 99% são linfócitos; no sangue, esse tipo de leucócitos representa cerca de 50% do total de glóbulos brancos.  
Linfonodos: em diversos pontos da rede linfática há linfonodos, ou nódulos linfáticos, estruturas de consistência esponjosa presentes ao longo dos vasos linfáticos. Ao passar pelos linfonodos, a linfa circula por finos canais, onde há leucócitos que identificam e destroem substancias e corpos estranhos. Quando o organismo é invadido por microorganismos, os leucócitos  dos linfonodos próximos ao local da invasão identificam o invasor e começam a se multiplicar ativamente, para combatê-lo. Assim os linfonodos aumentam de tamanho, formando inchaços popularmente de ínguas.
Baço: é um órgão rico em linfonodos, localizado do lado esquerdo do abdome, sob as ultimas costelas. Ele desempenha diversas funções importantes, entre as quais destacam -se : 
      a)Armazenamento de linfocitos e monócitos, dois tipos de glóbulos brancos;
      b) Filtragem do sangue para a remoção de microorganismos, substancias estranhas e resíduos celulares;
      c)Destruição de hemácias envelhecidas. 








Um comentário: